A presente proposta tem como programa a ampliação de moradia unifamiliar T2, o projeto propõe um volume novo acoplado ao existente com uma estética nova que o diferencia totalmente na sua forma e matéria.  O volume pré-existente é mantido e apenas recuperado, o volume novo é encaixado ao existente. 
O volume novo é uma caixa de planta poligonal, com revestimento em ripado de madeira. Na fachada principal, que é cega, temos uma nova entrada no edifício, na fachada sul um pequeno vão no espaço da cozinha que dá para um nicho que tem uma floreira exterior e na fachada posterior que dá para o pátio temos grandes vãos horizontais, o que possibilita uma boa relação com o exterior tanto no piso 0 com o acesso direto da sala de refeições para o pátio, como no piso 1 que tem uma varanda na sua total extensão.  Estes vãos têm portadas corrediças que fechadas permitem o total encerramento do volume.
A tipologia da casa com esta ampliação é alterada, no piso 1 possibilita a criação de uma nova suite com casa de banho completa e varanda, no piso 0 uma nova entrada, a cozinha é aberta para a sala com uma ilha ao centro e é criado um novo espaço de refeições.
Para que se chegue a um nível sustentável através de um consumo de energia parcialmente renovável e controlado, prevemos a instalação de uma bomba de calor de alta eficiência energética compatível com os coletores solares térmicos, que retiram a energia proveniente do sol para posteriormente a utilizar na climatização do edifício, nas águas sanitárias, nas máquinas de tratamento da piscina e no recuperador de calor.
No que diz respeita á qualidade do ar, prevemos a instalação de um sistema de ventilação do tipo VMC de duplo fluxo, que para além de assegurar a renovação permanente do ar na habitação e a sua qualidade, otimiza também o consumo de energia.

You may also like

Back to Top