A presente proposta tem como programa a construção de uma moradia unifamiliar T3, com 2 suítes completas com casa de banho e closet privado, um escritório, uma sala de estar com duplo pé direito, uma cozinha em ilha com uma sala de refeições, uma casa de banho social e um pátio exterior com jardim e piscina.
O edifício é composto por dois volumes que contrastam entre si, a nível estético e funcional. O primeiro volume que ocupa todo o piso 0 e parte do piso 1 caracteriza-se pela zona social e o material com que é construído, Betão in situ com cofragem em madeira, confere-lhe um especto orgânico. O segundo volume que ocupa parte do piso 1 e que integra a zona privada é construído em alvenaria e com acabamento em estuque que concede um aspecto de maior conforto. No Pátio exterior temos o jardim com zona de estar em deck e uma piscina. Também existe parqueamento exterior com capacidade para dois veículos.
O projeto tem especial preocupação no que toca ao comportamento térmico do edifício, tanto na escolha dos materiais e processos construtivos como através dos sistemas de Energia.
Para que se chegue a um nível sustentável através de um consumo de energia parcialmente renovável e controlado, prevemos a instalação de uma bomba de calor de alta eficiência energética compatível com os coletores solares térmicos, que retiram a energia proveniente do sol para posteriormente a utilizar na climatização do edifício, nas águas sanitárias, nas máquinas de tratamento da piscina e no recuperador de calor.
No que diz respeita á qualidade do ar, prevemos a instalação de um sistema de ventilação do tipo VMC de duplo fluxo, que para além de assegurar a renovação permanente do ar na habitação e a sua qualidade, otimiza também o consumo de energia.